segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aquele que não conhece a Cristo é um zumbi espiritual

É o que lemos em Efésios 2.1 (ARA): "Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados." O pecador, o ser humano ainda não regenerado por Jesus Cristo é um morto que anda. Assim como os míticos zumbis. O zumbi é uma criatura fictícia que aparece nos livros e na cultura popular tipicamente como um morto reanimado ou um ser humano irracional. É uma pessoa dada como morta que foi posteriormente desenterrada e reanimada por algum meio desconhecido. Morto e vivo simultaneamente.

E é assim que as Escrituras descrevem o homem. Corporalmente vivos, porém espiritualmente MORTOS! São mortos que andam. Espiritualmente estão verdadeiramente mortos. Não tem vida em Deus, embora suas funções biológicas estejam ativas. Tem de fato vida biológica porém ao mesmo tempo estão na morte espiritual. Essa é a real situação humana. A Queda afetou Adão, Eva e todos os seus descendentes (Rm 5.12).

Agora, a triste situação da raça humana é como no mito dos zumbis. Eles estão vivos. Mas, sabe-se que morreram também. No momento em que Adão e Eva pecaram, eles morreram. Foi isso o que o Senhor disse: "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16,17). Continuaram fisicamente vivos. Mas, espiritualmente morreram no dia em que desobedeceram a Deus conforme Ele mesmo falara. Agora eles eram zumbis espirituais.

E toda a descendência adâmica herdou essa zumbificação. Todo ser humano ao nascer, já nasce morto espiritualmente. Isto por causa da maldição do pecado. Que zumbificou a raça humana. Isso é real e permanente. Na ficção dos filmes, são os zumbis criaturas más e espalham o medo e o terror entre os vivos. Isto também ilustra a maldade nos atos do ser humano. Jesus mesmo disse que do coração do ser humano provinha toda espécie de males (Mt 15.19; Mc 7.21,22). O restante do NT também registra a malignidade do homem (Rm 1.18-32; 7.1-25; Gl 5.19-21; Tg 1.13-15; 1Pe 4.3; 1Jo 1.6-10).   

O capítulo 2 de Efésios ainda segue relatando o estado decaído do ser humano, sua zumbificação como dissemos, fala também que o homem morto-vivo segue o curso desse mundo decaído e anda em conformidade com a vontade do príncipe desse mundo, Satanás (v.2). O verso 3 deixa clara a inclinação natural do homem desde a Queda, declarando que ele faz a vontade da carne (natureza decaída) e dos pensamentos e que por isso, ele não é filho de Deus, mas é filho da ira, ou, como disse Jesus em João 8.44, de que os homens são filhos do diabo por desejarem satisfazer os desejos deste.

Mas Glória a Deus que a provisão, ou a cura da zumbificação humana é eficaz! Jesus Cristo na cruz traz vida aos mortos! E é isso que o apóstolo Paulo fala nos versos 4 a 6: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." 

Já no verso 1, o texto diz que Ele nos deu vida. E essa vida que nos é outorgada, que faz com que vivamos diante dEle, que deixemos nossa condição zumbificada, foi conquistada na obra consumada na cruz do Calvário. A cruz destruiu a inimizade que havia entre o homem e seu semelhante e principalmente a inimizade com Deus (Ef 2.16). Agora há vida espiritual onde antes havia morte. Antes, estávamos mortos em nossos pecados. Agora, estamos mortos para os nossos pecados (Rm 6.10,11). Somente Deus poderia realizar este milagre de trazer à vida o ser humano morto espiritualmente.

Agora a rebelião ativa contra Deus foi anulada. Agora, está liberto o homem dos laços do diabo (At 10.38). Agora há vida, e vida em abundância como disse Jesus (Jo 10.10).

E você? Qual é sua condição diante de Deus? És um zumbi espiritual? Tens nome de que vives, mas, na verdade, estás morto (Ap 3.1)? Sério e prioritário é esse assunto. Por isso, convém que cada um, que tenha ouvido a mensagem do Evangelho, entenda que é pecador, portanto, MORTO em seus delitos e pecados. MORTO espiritualmente diante de Deus. Mas Ele enviou Seu próprio Filho, que pagou o preço de nossa dívida para com o Pai e agora, nos conduz a uma relação viva com Ele. Tudo isso por causa de sua riquíssima misericórdia, graça e amor.

Como a foto que ilustra este post, é horrível a situação do homem pecador. É medonha. É horripilante e monstruosa. Podem ser belíssimos por fora mas são como as sepulturas disse o Senhor Jesus, cheios de toda podridão e imundície (Mt 23.27).

Não rejeite a oferta de reconciliação que o Senhor lhe faz na Pessoa de Seu Filho. Deixe a vida zumbificada (que nem vida é, realmente) e venha para a vida verdadeira e plena que Jesus Cristo lhe dá.

Pense nisso. Nasça em Jesus ainda hoje e terás vida eterna e abundante. Amém.    

    
  

2 comentários:

  1. Fantasma que vagueia nas horas mortas, morto saído da tumba e que está a serviço de alguém!

    Quem ainda não tem ao Senhor Jesus como Salvador se encontra neste estado...lamentável!

    ResponderExcluir