sábado, 8 de outubro de 2011

Steve Jobs ajudou as pessoas, e quanto a Jesus Cristo?


A vida de Steve Jobs, reconheço, foi uma vida dedicada ao ideal de ajudar a humanidade. Procurou contribuir para que pudéssemos ter aparelhos que facilitassem nossa vida. Foi um gênio. Extraordinariamente, inventou produtos que tornaram-se ícones de nossa geração. Maravilhas como iPod, iPhone, iPad, iMac, são sonhos de consumo de 10 entre 10 pessoas. Tudo isso por causa do gênio inventivo e prático de um homem que colocou sua mente a serviço das pessoas e foi notável por causa disso. .

Fundou a Apple em 1976, começando a fabricar seus próprios computadores juntamente com Steve Wozniak de forma bastante artesanal. E, de invento em invento, sempre procurando aperfeiçoar seus produtos, Steve Jobs começa a despontar como um dos papas no mundo fascinante da tecnologia da informação.

Ele foi um típico sujeito que procurou fazer sempre o que mais gostava. E gostava tanto que revolucionou para sempre o mundo criando os aparelhos que hoje todos querem ter. Após a saída da própria empresa que criara, em 1985, ele entrou em uma fase muito criativa em sua vida. Além da criatividade usada na criação dos aparelhos que citei acima, ele fundou uma outra empresa, a Pixar, e criou o filme de animação Toy Story. Nem preciso dizer de que foi outro retumbante sucesso.

Sua criatividade, seu trabalho, seu profissionalismo, sua visão de futuro, sua excelência em tudo o que realizava, sua humildade e respeito pelos concorrentes, fizeram de Steve Jobs alguém a ser admirado e respeitado. Alguém que você poderia dizer que foi um homem de sucesso, pois mesmo após ter sido demitido da própria empresa que criara, a Apple, não se deixou abater e voltou triunfalmente. Quanto à Pixar, foi comprada pela Disney por sete bilhões de dólares. Nada mau, não acham?

Porém, Steve Jobs dedicou-se ajudar os seres humanos, concernente à vida nesse mundo e nada mais. Portanto, de caráter efêmero. Não contribui para a eternidade (sim, o ser humano foi criado com uma vocação para a vida eterna) O que alguém poderia fazer para ajudar aos seres humanos, para que aqui nessa vida terrena, já conseguisse vislumbrar os pórticos da eternidade e vivesse de tal forma que já antecipasse em sua vida a glória que está por vir?

Essa pessoa, esse ser humano, já veio e realizou uma obra de tal magnitude pelos seres humanos, que milhares de outros como Steve Jobs ainda não seriam suficientes para se lhe comparar.

Falo obviamente de Jesus Cristo. Ele realizou o maior dos benefícios que foi nos proporcionar a vida eterna através de seu sacrifício de caráter único e exclusivo realizado de uma vez para sempre na cruz do Calvário. Ele, sendo Deus, tomou a forma humana. Humilhou-se nesse ato, de deixar sua glória divina e assumir um corpo e as fraquezas de um mero homem mortal.

Foi tremendamente bem sucedido em seu ministério. Pregou o Evangelho, ensinou, curou, expulsou demônios. Viveu de tal forma que demonstrou a todos como devemos viver para agradar a Deus Pai, estava inteiramente submisso à vontade d'Aquele que Lhe enviara a esse mundo. Estabeleceu Sua Igreja que começara com os doze homens que escolhera, e que após Sua morte, ressurreição e ascenção, cresceu de forma tão extraordinária que hoje está presente em praticamente todos os lugares do globo, sendo idealmente a testemunha do Evangelho que salva o homem e lhe arranca das trevas de seus pecados.

A obra de Jesus Cristo deve sempre ser colocada em um local onde todos possam ver, admirar e reconhecer que, através dela, poderão ter vida eterna. Arrependimento e confissão de pecados trarão a justificação de Deus sobre todo aquele que aceitar aquilo que o Senhor Jesus fez em prol de todos nós.

Portanto, admiro Steve Jobs. Deixou sim um exemplo de uma vida útil, de contribuição para toda a humanidade.

Todavia, o que Jesus Cristo realizou ultrapassa o que homens notáveis como Jobs realizaram porque além de ter peso para a eternidade, significa o próprio acesso aos umbrais da eternidade que serão desfrutados para sempre e sempre na presença do Onipotente. Na presença de nosso Criador. No lar de nosso amantíssimo Pai de amor.

Escrevi esse post, porque as pessoas de nosso tempo (até mesmo alguns cristãos) ficam tão fascinadas com pessoas com o potencial de Steve Jobs, que querem quase que endeusá-lo. Devemos colocar as coisas em seus devidos lugares.

Esse lugar de deslumbramento, de admiração, de uma quase adoração aquele que se tornou guru de toda uma geração, deve ser equilibrado em refletirmos e não deixarmos de lembrar e de prostrar nossos joelhos para adorarmos ao nosso Rei e nosso Senhor e Salvador.

Steve Jobs morreu nessa semana aos 56 anos de idade. Jesus morreu por volta dos 30 e poucos anos. A diferença do que fizeram e do que realizaram é profunda. O que Jobs realizou logo será ultrapassado, porque o mundo continua a evoluir, novas invenções virão, novos Steve Jobs surgirão. Mas, como sempre, tudo o que fizerem trarão a marca da finitude e da temporalidade. São coisas passageiras, sem dúvida alguma. Sem peso para a vida eterna.

Por isso, lembre-se de Jesus e do que Ele fez. Isso sim, produzirá um peso eterno para todo o que d'Ele se lembrar e a Ele se entregar pois irá usufruir dos benefícios eternos e não temporais de Sua morte na cruz.

Acima de tudo está o que Jesus realizou. É para nossa salvação. É para a eternidade. Nunca, jamais, passará.

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo sempre. Amém."

Apocalipse 1.6

Pense nisso.


2 comentários:

  1. Cícero,

    Como sempre, seus textos são lúcidos, coerentes e muito instrutivos. Excelente comparação entre o guru dos internautas e Jesus Cristo , Aquele que era , é e há de voltar muito antes do que imaginamos. A PAZ !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez Claudia, alegro-me sobremaneira que meu texto contribuiu para sua edificação. Deus possa te abençoar muitíssimo!

    ResponderExcluir