segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Escondendo-se nas redes sociais

A revolução proporcionada pela internet e mais recentemente, pelo surgimento e grande desenvolvimento das redes sociais (Facebook, Orkut, etc), leva-me a considerar sobre o caráter de alguns usuários que fazem desses locais sua plataforma particular existencial. Ou seja, fazem de sua rede social o local preferido de seu cotidiano, o lugar onde passam a maior parte do dia (ainda mesmo que esse "lugar" seja virtual).

E nisso, algumas dessas pessoas de carne e osso, entendem que sua rede social é a perfeita máscara que precisavam, a ferramenta ideal, para esconderem quem elas realmente são. Na vida real, fora da "vida" virtual, não tendo muitas vezes como esconder sua feiúra moral ou seus desvios de caráter, encontram no mundo das redes sociais o maravilhoso reino encantado onde podem ser quem realmente não são. Forjam uma imagem pessoal que não condiz com a realidade do que são e de como realmente vivem.

Isso pode ser considerada uma legítima válvula de escape para qualquer um que quiser dar um, digamos, colorido novo ao seu cinzento cotidiano? Ou, quem faz isso não deve ser considerada uma pessoa responsável, séria, normal?

Pessoalmente, até um certo limite, não vejo mal algum em alguém querer mascarar suas dubiedades, seus fracassos pessoais, suas feiúras existenciais. Convenhamos, todos nós gostamos de apresentar uma boa imagem diante de nosso semelhante na vida de todo dia. No mundo virtual é a mesma coisa. Não vejo necessidade de alguém escrachar sua vida, sua subjetividade real diante de todos, porque nas redes sociais a intimidade não é integral. Intimidade de conteúdo integral, que advém de uma amizade no mundo real, por exemplo, é aquela onde vemos nosso amigo face a face, onde somos ouvidos e podemos ouvir, onde tocamos e somos tocados. Nada substitui o contato pessoal. A grande ausente no mundo virtual é a proximidade física, tão necessária a todos. Tem de haver o devido cuidado para que não vivamos continuamente a esconder quem realmente somos, para não vivermos uma imagem falsa que só nos trará prejuízos.


Entretanto, pessoas de caráter deformado, psicopatas, até mesmo criminosas, veem nas redes sociais uma excelente oportunidade de se reforçarem no mal, visto que elas são ótimas para ajudar a esconder o ser real. Eu poderia criar um perfil no Facebook, por exemplo, com uma fachada totalmente inofensiva, angariar muitos "amigos" e arquitetar perversidades as mais variadas sem quase nenhuma possibilidade de ser descoberto.

Isso é altamente perigoso, porque um elemento que seja um estuprador, ou até mesmo um "serial killer" pode muito bem flertar com mulheres, escondendo até o último instante suas reais intenções e, marcado o encontro no mundo físico, consumar sua perfídia, muitas vezes sem chances para sua vítima.

Como tudo o que próprio de seres decaídos, podemos utilizar uma tremenda ferramenta como as redes sociais, que promovem o contato entre as pessoas, que ajuda a aproximar amigos e estimula novas amizades (e isto é maravilhoso), para dar vazão aos nossos instintos pecaminosos, para a impureza, a lascívia, o adultério, a inveja, a cobiça, o homicídio, a maldade sem limites.

Jesus advertiu de maneira clara sobre o que é realmente a natureza humana. No Evangelho de Mateus, capítulo 15 e também em Marcos 7, ele altercava com os fariseus sobre o fato de eles terem um enorme escrúpulo em cultivar suas particulares tradições e deixarem de lado a Palavra de Deus. Ele ensina que isso acontece, exatamente porque nosso coração é mau. Jesus contraria aqueles que nos dias de hoje, dizem que o homem é essencialmente bom, se ele comete atos maldosos foi devido a uma educação deficiente, por exemplo.

Isso simplesmente, não é verdade. Leiamos as próprias palavras de nosso Senhor: "E prosseguiu: O que sai do homem é o que o torna impuro. Pois é de dentro do coração dos homens que procedem maus pensamentos, imoralidade sexual, furtos, homicídios, adultérios, cobiça, maldade, engano, libertinagem, inveja, blasfêmia, arrogância e insensatez. Todas essas coisas más procedem de dentro do homem e o tornam impuro" (Mc 7.20-23).

Repetindo, se alguém usa as redes sociais e se relaciona, quer socialmente ou até mesmo profissionalmente, poderá esconder suas reais intenções porque são ambientes perfeitos para essa dissimulação. Isso pode ficar num grau inofensivo, sem necessariamente prejudicar o outro, ou pode ser algo muito nocivo e perigoso.

Mesmo quem usa as redes sociais de forma ética, responsável, transparente, corre riscos com seu "amigo" que seja anti-ético, que é desonesto e irresponsável e que esconde-se nas redes, ocultando seu verdadeiro eu para praticar toda sorte de maldades.

Você, que gosta de utilizar as redes sociais e transmite aos outros sempre uma imagem que não condiz com sua realidade pessoal, mascarando sua identidade, deve considerar que Deus o ama do jeito que é. Sua não-aceitação de si mesmo, leva-o a viver uma fantasia que não trará benefícos para sua personalidade a longo prazo e prejudicará seu crescimento em Deus, caso já o conheça. O Senhor Jesus tem própositos em sua vida e o Espírito Santo trabalha para que a cada dia o caráter de Jesus seja impresso de forma indelével em nossa pessoa e assim possamos crescer na comunhão com Ele e atrair outros para que conheçam quão maravilhoso Jesus é.

Essa é uma palavra de advertência. Tanto para que usemos de transparência com nossos semelhantes nos contatos sociais virtuais, mas que também tenhamos a devida cautela e prudência nesses mesmos contatos. Porque podemos sim, estar nos relacionando com pessoas desprovidas de escrúpulos, sem o devido temor a Deus e que só querem praticar o mal. Essa é uma característica notória das pessoas desses últimos tempos que antecedem ao retorno de Jesus, conforme advertiu expressamente o apóstolo Paulo (2 Tm 3.1-9).

Pense em tudo isso e para o seu próprio bem e de seus semelhantes.

2 comentários:

  1. Perfeito! Alerta necessário mesmo! Quem vê cara não vê coração... risco que temos que correr, porém podemos fazer de uma forma segura, saudável, responsável, cristã e humana.

    Bom ter você como amigo, rs... obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Da mesma maneira, para mim a honra é dupla, pela amizade e pelo seu comentário, Deus abençoe tremendamente sua vida!

    ResponderExcluir