quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cidadão: Esteja de sobreaviso quanto a algumas igrejas e pastores

Não é de forma alguma agradável ter de falar acerca de alguns ministérios e líderes que infelizmente resolveram transitar pela estrada mais larga porque antes decidiram entrar pela porta que também é muito ampla. E nisto muitas vezes tem defraudado a Palavra de Deus, porque suas práticas estão ficando cada vez mais distante da prática da sã doutrina como preconizada pelos apóstolos e profetas. O evangelho que eles pregam nestes nossos dias tem destoado do verdadeiro Evangelho que sempre tem de ser grafado assim com "E" maiúsculo, porque seus princípios são superiores e nobilíssimos e nada tem a ver com a balbúrdia preconizada por aí em nossa pátria amada.

E é a você, querido cidadão brasileiro, compatriota, que almejo alertá-lo a fim de que não seja engolfado por tantas e tantas marés de impropriedades naquilo que denominam de "evangelho". Na epístola de Paulo aos Gálatas capítulo 1, ele se mostra admirado de que os gálatas, que haviam recebido a pregação bíblica do apóstolo dos gentios, estivessem já passando para um "outro evangelho" (verso 6 e 8). E ele escreve que aqueles que pregassem, divulgassem, ensinassem este "outro evangelho" seria considerado anátema, ou seja, maldito. Maldito sim, porque o outro evangelho, por causa de sua falsidade e engano, perversamente seduz com suas propostas, sua aparência de piedade e seu aparente zelo. Enlaça os incautos que ainda não conseguem discernir o verdadeiro do falso e por isso são sim, malditos.

Não é necessário aqui citar nomes de igrejas ou de pastores. O que importa aqui é que você entenda princípios. Princípios para ajudá-lo a discernir e vaciná-lo em relação a muito do que é pregado e demonstrado em todos os quadrantes desta vasta Terra de Santa Cruz. Mais facilmente engana aquele que é muito parecido com o verdadeiro. Que possui muitas das características do verdadeiro, podendo ser quase 100%. Note, eu disse "quase". Aqui reside o perigo para todos nós.

De forma alguma a igreja "A" ou "B" pode se arrogar a única detentora da verdade do Evangelho, ou o pastor sicrano e/ou beltrano é o verdadeiro promotor da sã doutrina. Desnecessário dizer que homens são falhos e seus sistemas eclesiásticos igualmente o são. Apesar de serem as coisas assim, a Bíblia contém em si os parâmetros meticulosos para que estejamos precavidos e atentos. Afinal, discernir é preciso.

A Bíblia é comparada a um manual. Quando você compra um determinado produto, digamos, eletroeletrônico, é prudente que você leia o manual que normalmente vem junto com o produto. Principalmente se o mesmo possuir muitos requintes tecnológicos. Desta forma, evita-se o dissabor da utilização errada do aparelho e você não poderá reclamar com o fabricante porque ele não é culpado de sua ignorância ou descaso. O produto foi adquirido junto com o manual e assim você fará muito bem em ler o referido, porque o risco de uma utilização errada é grande e acontece muitas vezes. Assim é também em relação ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O que mais tem acontecido em nossos dias são pessoas que de boa fé passam a frequentar determinados ministérios onde aberrações são apregoadas e passam por "evangelho" a quem der ouvidos. Nós cremos que o Evangelho é simples, embora ao mesmo tempo seja profundo. Deus através de Sua autorevelação, a Bíblia Sagrada, não seria porventura claro a todos a fim de que pudessem conhecê-Lo? Ou seja, existe uma simplicidade no Evangelho, embora Deus que o revelou e nos trouxe na Pessoa bendita de Seu Filho seja o Onipotente Senhor Criador dos céus e da terra.

Estas deformidades que mancham a boa reputação do Evangelho já começam na apresentação de uma mensagem que mostra aquilo que o homem tem de realizar. A ênfase da pregação do Evangelho se fundamenta inteiramente em tudo o que Deus já fez por meio de Jesus Cristo. O homem deseja ouvir uma mensagem que exalte algum mérito que ele possa ter para agradar a Deus. E isto é pregado em muitas igrejas por aí. Mas, note bem meu amado, a mensagem do Evangelho causa constrangimento ao mérito humano, pois anula completamente algum valor ou importância que supostamente tenhamos. Agostinho disse algo muito pertinente: a graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos a recebê-la.

Assim, o dízimo e a oferta, por exemplo, só tem a devida chancela divina se forem oriundos de saudável ensinamento bíblico onde seja ensinado o porquê e a forma correta de sua prática, ou seja, tem a ver com a chamada mordomia dos bens. Não da maneira deturpada em que se percebe que a pregação, o ensino (se é que se pode chamar assim) em determinadas igrejas, a totalidade do discurso daquela congregação gira em torno dos cifrões, do fator monetário. Este é um falso evangelho. Deus nunca ensinou isto em Sua Palavra. É doutrina humana de inspiração diabólica porque seduz com sua enganação sob o argumento de que se você for um dizimista e ofertante fiel, Deus forçosamente terá de abençoá-lo. Isto anula a graça de Deus, porque o homem é abençoado por meio exatamente de Sua maravilhosa e incompreensível graça e não porque legalisticamente tenhamos feito isto ou aquiloutro.

A maior enganação meu amado leitor que vemos hoje nas igrejas em terras de nosso Brasil, justamente se dá naquilo que se denominou de Teologia da Prosperidade ou Evangelho da Prosperidade. Dinheiro é a palavra chave que, subrepticiamente ou de forma totalmente aberta, dá o tom em muitos ministérios. Existem pastores que não falam de outra coisa. O Evangelho verdadeiro da submissão a Cristo, do andar em quebrantamento e humildade diante de Deus, do sofrer por amor a Cristo, é continuamente posto de lado. Presume-se que pregam o glorioso Evangelho vinculado com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (1 Co 15.1-3), mas o evangelho que pregam passa longe da virtude que há no verdadeiro Evangelho.

Pregar o Evangelho é publicar os efeitos maravilhosos da obra de Cristo na cruz. Não é e nunca será pregar caprichos humanos e materialismos revestidos com capa de piedade. Você pode verificar em sua Bíblia claramente que ela preconiza um conteúdo de piedade. Um conteúdo de bençãos reais para você que entregou sua vida completamente a Jesus. E como resultado disto, desta fé em Cristo, você é justificado diante de Deus (Rm 5.1). Há uma paz real, uma paz duradoura e perene. Esta paz não será encontrada no "outro evangelho".

Este falso evangelho é uma avenida larga para a perdição da alma. O verdadeiro Evangelho nos diz: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mt 7.13,14).

Deus nos ama e deseja nossa salvação. Estes falsos profetas e lobos devoradores querem se locupletar em nome da pregação de seu pseudo-evangelho. A mensagem de salvação contida na pregação autêntica da Bíblia Sagrada, fica ofuscada por causa do que tão ousadamente proclamam. O crente tem de ser rico, dizem. Tem de ter excelente saúde, declaram.

Eles não negam nenhuma das doutrinas básicas da fé cristã. Todavia, trata-se de um erro na maneira como compreendem a Bíblia. Eles aproveitam-se das pressuposições de nossa cultura tendente ao místico, ao sobrenatural e inserem suas promessas de prosperidade e cura. Note bem: A fascinação dos ensinos da Teologia da Prosperidade está em prometerem muito e exigirem tão pouco em troca. Em pouco tempo, é possível formar uma igreja com muitos membros. Porque, quem não desejará congregar em um lugar que promete muita prosperidade e muita saúde, mas que não exige o arrependimento verdadeiro, a renúncia pessoal, o compartilhar seus bens com o necessitado, ou seja, o árduo e difícil caminho do discipulado (exatamente é o caminho estreito que citamos na passagem acima de Mateus 7).

Poderíamos abordar outros tantos aspectos envolvidos na questão, porém creio que Deus está muito interessado em que você congregue em um ministério onde os conteúdos fundamentais da fé cristã são apresentados de forma coesa e precisa. Tenha em sua mente e em seu coração estas marcas de uma igreja saudável e por conseguinte pastores e líderes saudáveis em sua fé posto que se apegam realmente à Bíblia e ao Evangelho verdadeiro:

1- Pregação expositiva
2- Teologia bíblica
3- Um entendimento bíblico do Evangelho
4- Um entendimento bíblico da conversão
5- Um entendimento bíblico da evangelização
6- Um entendimento bíblico da membresia
7- Disciplina bíblica na Igreja
8- Crescimento e discipulado bíblico
9- Liderança bíblica na Igreja

Se você estiver procurando uma igreja para congregar ali com sua família, estas marcas poderão ser um bom princípio em sua procura. Se for este o seu caso, ou seja, de procurar qualidade ao invés dos enganosos apelos de saúde e prosperidade, considere tudo o que acabou de ler, ore a Deus e peça a orientação do Espírito Santo. Afinal, Ele é Aquele que nos guia em toda verdade. Seja criterioso, não se una a um ministério que se paute tão somente por considerações de ordem material. Se uma igreja estiver na direção do Espírito Santo conforme o santo manual, a Bíblia Sagrada, sua marca distintiva será a piedade e o amor. Não estamos aqui afirmando a existência de igrejas perfeitas, mas sim, igrejas com saúde espiritual e uma verdadeira prosperidade bíblica em todos os sentidos.

Cidadão brasileiro e a qualquer um que possa se interessar, pense nisso.

6 comentários:

  1. Com razao tem um video de um americano com legendas com o titulo de cafetoes da prosperidade, nesse video desponivel no youtube o pregador critica de forma nunca vista esses mercenarios


    www.exejegues.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz amado!

    O problema que vivemos hoje, em relação á teologia da prosperidade crescente. Faço uma observação; Se olharmos para o capítulo 6 de João, veremos um caso curioso, que deveria servir como exemplo para nossas igrejas hoje. Vemos que Jesus multiplica os pães e os peixes para o aquele povo, que eram quase cinco mil pessoas. No dia seguinte, Jesus estava em Cafarnaum, e aquelas pessoas estavam atrás dEle novamente. Quando Jesus os encontrou, ele faz uma afirmação curiosa.” Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes”(Jo 6.26). Jesus observou o interesse material daquele povo, e começou a convidá-los ao compromisso com o reino. Quando Jesus começou a expor o compromisso, vemos que as pessoas foram saindo, ficando somente os doze discípulos. Jesus percebendo a inquietação dos doze, faz uma pergunta que muitos pastores, e supostos anunciantes da palavra deveriam fazer:” Então disse Jesus aos doze: “Quereis vós também retirar-vos?“(Jo 6.67).
    Jesus poderia aproveitar a situação, e começar a encher a sua igreja com aqueles materialistas. Ou então falar a importância deles pegarem suas economias e investirem no reino como sementes! Havia um povo materialista ali, e tudo que tivesse em torno do retorno material, seria de interesse deles. Mas Jesus deu o maior exemplo de todos, ao não se importar em perder cinco mil pessoas que não queriam compromisso com a palavra, que ter esse povo, e viver uma fé materialista. Existe um povo materialista atrás de prosperidade, e supostos pregadores oportunistas.
    Parabéns pelo artigo,
    Em Cristo,
    Luciano Vieira

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Francisco pela dica, creio que já assisti este vídeo, mas vou conferir. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Entristece-nos a todos e principalmente a Deus o fato de que existam igrejas e pastores desta forma como abordei no post. E ainda haverão de correr atrás destas pseudo-bençãos para suas vidas. Oremos pela Igreja e pelos pastores. Obrigado por seu comentário, fique na Paz!

    ResponderExcluir
  5. Muita boa mensagem, Cícero! Continues assim meu irmão, falando com autoridade sobre esse mal que está corroendo os cristãos e difamando a Igreja de Cristo. Esses caloteiros devem saber que os tempos são outros, e que os cristão de hoje dispõe de autoridade e liberdade para falar sem medo contra as hipocrisias que fazem uso da biblia para se legitimaresm entre os cristãos. Infelizmente os cristão brasileiros não são dados a leitura, o que facilitar o crescimento dos falsos profetas.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado querido irmão, deveremos sempre anunciar a sã doutrina para que aconteça naturalmente o desmascaramento destes falsos obreiros. É esta nossa modesta intenção. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir