segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O desequilíbrio na natureza e o Evangelho

A Palavra de Deus declaradamente fala que pertence a Ele a Terra e tudo o que nela está (Sl 24.1). Internamente, o controle dos mecanismos da natureza, ventos, o mar, os movimentos tectônicos, as geleiras, vulcôes, externamente controla também a radiação vinda do sol e a radiação oriunda do espaço exterior que chega à Terra. Meteoros, cometas ou qualquer outro objeto que possa ameaçar a vida neste planeta, tudo é controlado pelo Senhor.

Isto posto, é conveniente lembrar sempre de que a humildade diante de tão grandiosa verdade, o fato de que o Senhor Deus criou todas as coisas e sobre elas exerce soberanamente controle e domínio, não deveria ser algo tão facilmente esquecido mas sim, deveria ser prontamente reconhecido. Muitos homens, acreditam que as forças da natureza funcionam a seu bel-prazer. Não reconhecem que Aquele que criou tudo isto é o mesmo que as controla.

Vejamos algumas cenas que o salmista descreveu de maneira bela no Salmo 104. Este Salmo mostra o poder de Deus sobre tudo o que Ele criou e como Ele é o Sustentador de tudo. No verso 5 está escrito que Deus lançou os fundamentos da Terra e ela não vacilará em tempo algum. Ou seja, está nosso planeta firmemente "alicerçado" pelo supremo Construtor e não se arruinará. Do verso 6 ao 9 está a descrição sobre as águas da Terra e a demonstração cabal do poder de Deus sobre este poderoso elemento da natureza quando diz, verso 9: "Termo lhe puseste, que não ultrapassarão, para que não tornem mais a cobrir a terra." Nos versos seguintes, 10 e 11, mostra-nos como o Senhor providencia para que haja a distribuição das fontes de água para que ela não falte aos seres que criou. Versos 14 e 15, providência não só para os animais mas, principalmente para a coroa de Sua criação, o homem. Verso 19, está escrito que Ele designou a lua para as quatro estações e o cuidado com o nascer e também com o pôr do sol todos os dias ("o sol conhece o seu ocaso" ver também o Salmo 19.4-6 que mostra que nada na Terra pode fugir ao calor do sol, ou seja, demonstrado que é essencial para os processos de vida que acontecem na natureza todos os dias, por exemplo, a fotossíntese). Sustento para os animais da Terra, da parte de Deus mesmo ainda é referido nos versos 27-30.

Todavia, faço agora menção do fator pecado. O pecado desarmonizou a relação do homem com o seu Criador, do homem consigo mesmo e com seus semelhantes. Mas também contribuiu para que a natureza ficasse afetada não sendo esta agora originalmente como Deus a criou (Rm 8.19-22). Apesar de Deus ainda sustentar tudo, ainda ser soberano sobre tudo o que criou, a marca do pecado é notória na natureza. Cremos que os complexos processos na natureza, apesar do controle divino, estão afetados por causa da entrada do pecado no mundo. Agora, após a Queda, além da quebra da comunhão entre o homem e Deus, entraram no universo criado pelo Senhor, a morte e a deterioração das coisas que criou. A deterioração dos corpos humanos claramente se constata em seu envelhecimento e sujeição à variadas doenças. Na natureza não é diferente. A ciência demonstra na segunda lei da Termodinâmica, que estatui que todos os sistemas atuais tendem a decair-se e desordenar-se e que o universo está, portanto, "indo abaixo" aproximando-se de um estado de completa desordem e morte.

Isto explica, para mim, as ocorrências graves em todo mundo na natureza no tocante a furacões, vulcões, terremotos, avalanches, enchentes, maremotos (os "tsunamis"). A desarmonia nos processos da natureza, apesar do controle de Deus, é evidente.

Que os homens possam reconhecer isto: a ruptura de sua comunhão com Deus, como tão bem é demonstrada no Éden, também afetou o mundo em que vive.

Cabe a mim e a você, que serve a Jesus Cristo hoje, demonstrar isto. E que a advertência de Jesus em Marcos 1.15 soe bem alto: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho."

Com amor e com misericórdia, sejamos solidários com todos os homens quando catástrofes naturais, como essas que tem acometido a todos os países, inclusive no Brasil, como tão bem demonstrado neste final de ano em Angra dos Reis, possa fazer com que apressadamente e altissonantemente anunciemos o Evangelho do Reino de Deus.


Para isso fomos chamados. A volta de Jesus é breve. Estas catástrofes não deixam dúvidas quanto a isso. Tenhamos misericórdia dos que ainda nada ouviram do Evangelho. Pense nisto.

Um comentário:

  1. Que o Senhor Jesus possa esta abençoando cada vez mais o seu blos, e podendo assim esta edificando os outros

    ResponderExcluir