"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual Ele escolheu para sua herança." Salmo 33.12
OS PROTESTOS em todo Brasil são o resultado concreto da insatisfação do povo com o que vivencia diariamente há décadas.
OS PROTESTOS são a insurgência popular contra o sistema político e econômico vigente.
OS PROTESTOS retratam o que realmente o brasileiro deseja e o quanto está infeliz pela atual condição do país.
OS PROTESTOS clamam pela honestidade, transparência, sabedoria e despojamento dos governantes.
OS PROTESTOS expressam que há muito o que fazer e que já está mais do que na hora de resolver.
OS PROTESTOS desnudam as mazelas do povo, desmascaram os farsantes travestidos de governantes e pedem sua saída JÁ!
OS PROTESTOS são a maior expressão de democracia que se viu em nosso país e mostram a têmpera do povo brasileiro e o amor pela pátria.
OS PROTESTOS já determinam o que deve ser feito, já incomodam os instalados no poder, já provocam urgências nos procedimentos para que o clamor das ruas seja atendido com presteza.
OS PROTESTOS despertaram a consciência nacional, suscitaram reflexões em todos os segmentos, provocaram um estado de alerta contra as instituições.
OS PROTESTOS são uma onda que vai arrebentar na praia para destruir os castelos de areia que os políticos corruptos erigiram para si mesmos.
OS PROTESTOS movem você e movem a mim para contribuir para um Brasil melhor a cada dia.
OS PROTESTOS detonam com as ideologias político-partidárias, despojam os partidos de seu monopólio na condução da democracia e colocam nas mãos do povo o poder que lhe pertence de forma legítima.
OS PROTESTOS dizem para todos que os políticos não são donos do país, que eles devem prestar contas de seus atos, que devem trabalhar pelo povo e para o povo, que se fizerem de forma diversa a isso, automaticamente perderão a legitimidade.
OS PROTESTOS não tem bandeiras ideológicas, a única ideologia é aquela que diz que há inúmeras coisas erradas neste país e que precisam ser corrigidas porque os brasileiros estão fartos de tantos desmandos.
OS PROTESTOS elevaram os brios de toda nação. Suscitaram o orgulho pátrio, o amor pelas nossas coisas que, se não haviam morrido, estava meio amortecido diante de tanta coisa errada em nossa sociedade.
OS PROTESTOS apontam para o caminho a ser seguido, ou seja, da ordem institucional, da consciência plena da responsabilidade de cada um perante a sociedade, do fortalecimento das instituições democráticas, do respeito pelo dinheiro público e sua justa administração.
OS PROTESTOS começaram com uma única causa, o passe livre nos ônibus, mas espalharam-se pelo país e abarcaram de vez todas as maledicências e excrecências nacionais em seu clamor diário.
OS PROTESTOS fermentaram e continuam fermentando, a cada dia crescendo, se avolumando, para de uma vez por todas dar um basta em toda corrupção.
OS PROTESTOS fizeram com que os jovens saíssem da frente dos computadores, notebooks, tablets e celulares e ganhassem as ruas interagindo com pessoas de todas as idades numa saudável comunhão pelo bem maior de nosso amado país.
OS PROTESTOS são atitudes de pessoas insatisfeitas. Brasileiros. Que amam seu país e querem o melhor para ele.
OS PROTESTOS são de pessoas de bem. Brasileiros. E ainda que baderneiros, arruaceiros e bandidos estejam misturados à população, não tira a legitimidade do movimento.
OS PROTESTOS chamam a todas as pessoas em todos os quadrantes do território nacional para se unirem em uma só voz - CHEGA DE TANTA INJUSTIÇA SOCIAL !!!
OS PROTESTOS me levam a parar, pensar e agir em prol de uma sociedade mais fraterna, mais justa e que valorize as pessoas pelo que elas são, não pelo que possam possuir.
OS PROTESTOS podem revolucionar a política, saneando-a dos aproveitadores, salafrários e candidatos a salvadores da pátria.
OS PROTESTOS jogam na lata de lixo da História aqueles que se aproveitaram do povo brasileiro, condenando-os ao ostracismo e banido-os para sempre dos cargos públicos.
OS PROTESTOS dizem para os políticos corruptos: "Vocês já vão tarde, e não nos deixarão saudades."
OS PROTESTOS nivelam a todos os brasileiros, não considerando um superior ao outro, ou seja, trazendo plenamente a termo o Artigo 5o da Constituição Federal: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."
OS PROTESTOS revelam a verdadeira face da classe política atual, que, apegados a seus cargos e privilégios, já começam a se sentir certamente muito incomodados com o clamor popular.
OS PROTESTOS com toda a ordem e justiça devem forçar a saída dos aproveitadores do dinheiro público, provocando a necessária faxina institucional, mas sem esquecer a obediência à Constituição Federal.
OS PROTESTOS, ainda que devem idealmente obedecer à CF, também podem provocar um clamor por mudanças na lei maior do país se isso significar os plenos benefícios que todos os brasileiros pedem para a sociedade como um todo.
OS PROTESTOS, enfim, só demonstram o que nunca deveria ter acontecido, qual seja, um sistema político-econômico que privilegia a poucos e penaliza a maioria do povo. Que concede inúmeros privilégios à classe política enquanto a grande massa de trabalhadores sofre com baixos salários e serviços públicos de qualidade inferior. Um sistema que tem uma carga tributária enorme, tornando os preços dos produtos vendidos aqui muito caros e contribuindo para a miséria e necessidade do povo porque estes impostos arrecadados são mal administrados e muito dinheiro é desviado e vai encher os cofres daqueles que exercem cargos públicos de forma cínica e desonesta, enriquecendo às custas de milhões de brasileiros honestos e decentes.
EU CREIO, como um dos seguidores de Jesus Cristo, que observa a Palavra de Deus, que procura vivenciar os mandamentos do Reino dos Céus aqui na Terra, de que o SENHOR abomina tudo o que é injusto, tudo o que é desonesto e contrário às Suas eternas ordenanças. Sua Palavra é clara em afirmar que Ele deseja que todos os homens sejam honestos e bons uns com os outros, isso se expressa em toda a Escritura e, particularmente, nas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo quando disse: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12.31).
SABEMOS porém, pela mesma Palavra, que a sociedade dos homens está contaminada pelo pecado. Que a Queda afetou nosso relacionamento com Deus, bem como afetou nosso relacionamento com o próximo. O apóstolo João foi enfático: "Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1Jo 5.19). Portanto, o clamor que vem do povo nas ruas não suscitará com a devida perfeição as mudanças necessárias. Ocorrerão mudanças sim, mas os brasileiros precisam saber de que elas serão imperfeitas porque este é um mundo caído, rebelde a seu Criador e que precisa reconhecer o senhorio de Cristo em suas vidas, precisa reconhecer também que Ele é soberano e o verdadeiro Senhor das nações.
PORTANTO, que todo cidadão brasileiro seja patriota, no sentido de desejar o melhor para sua nação, abominando com toda sinceridade a corrupção e o erro na sociedade. Mas, muito além, muito mais profundo e mais importante que isso, está em que cada um arrependa-se de seus pecados diante do Eterno Deus. Que reconheça sua própria corrupção pessoal, sua pecaminosidade inata, herdada de Adão e que provoca a separação entre ele e o Criador. Que reconheça a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador.
O ESPÍRITO SANTO procura convencê-lo de sua vida de pecados. Ele te diz, por meio das Escrituras, que somente em Jesus Cristo o homem é plenamente restaurado. E que somente homens plenamente restaurados, posto terem sido regenerados, feitos novas criaturas pelo poder de Deus e justificados diante dEle é que poderão suscitar mudanças na sociedade humana movidos unicamente pelo Seu amor. Não há esperança para seres humanos que são movidos por seus próprios e ocultos interesses. O poder corrompe as pessoas. O ser humano não-regenerado pelo Evangelho não poderá construir uma sociedade justa porque a Bíblia é categórica em afirmar que toda a humanidade está debaixo do pecado, que todo homem é pecador e que o salário do pecado é a morte. O homem sem Jesus Cristo não tem esperança. Seu estado espiritual diante de Deus é desesperador e conspira contra ele mesmo. Não pode usufruir de harmonia uma sociedade constituída de homens sem Deus, pois sua inclinação natural será para o orgulho e o egoísmo.
SÃO LEGÍTIMOS os protestos do povo. Mas ele precisa saber que o homem sem Cristo não é capaz de construir em plenitude, uma sociedade ideal. O que pode ser construído daqui para diante pode se aproximar mais da justiça do Reino de Deus, inclusive os cristãos tem uma grande responsabilidade na construção disso, pois o Senhor Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo, assim como Ele mesmo (Mt 5.13-16; Jo 8.12; 9.5). Mas não significa perfeição e sempre ocorrerão conflitos porque estamos em um mundo decaído. O pecado afetou a tudo e a todos. É preciso redenção que vem por meio de Cristo.
APESAR do triunfalismo nas ruas, todo o cristão que conhece a Palavra de Deus, que sabe sobre a vontade divina expressa de forma cabal nas Escrituras do Antigo e Novo Testamento, sabe que não há esperança para o homem que, individualmente, ainda está em um caos moral diante de seu Criador.
NÃO NOS OMITIREMOS. Mas nós, os cristãos, diremos a verdade do Evangelho a todo brasileiro: "Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus" (Jo 3.3 - BKJ).
DE FATO, é bem-aventurada uma nação que faz verdadeiramente de Deus, o Deus bíblico, verdadeiro, imutável e fiel, o seu Senhor e que aceita a redenção que Ele lhe propõe unicamente na Pessoa de Cristo.
PENSE nisso.
Como sempre, uma muito boa reflexão, meu amigo. Deus continue te abençoando e te inspirando. Beijocas.
ResponderExcluirObrigado Roberta, grande abraço, fica na PAZ!
ExcluirGraça e paz irmão, parabéns pelo texto, Glória a Deus! Muito interessante a forma que o irmão aborda para levar o leitor a conhecer a Pessoa do Senhor Jesus, como a solução para uma humanidade decaída. O que acredito ainda falando do texto, é que o homem precisa de uma METANOIA! Mudança de Mente! Só através de uma mudança de mente feita por Cristo o homem alcança o bom propósito de Deus para o qual o o homem foi criado. Graça e paz amado que Jesus continue abençoando, Shalon Adonai...
ResponderExcluirCertamente, ao falarmos do Evangelho Carlos, ao dizermos no texto que o homem sem Cristo não poderá construir a sociedade ideal, está implícita obviamente a mudança de mente conforme Rm 12.2. Obrigado por seu comentário, Graça e Paz !!!
Excluir