domingo, 23 de dezembro de 2012

CRISTO - e nada ou ninguém mais - é o Único SENHOR e SALVADOR !!!

A Palavra de Deus em Atos 4.10-12 nos mostra o testemunho do apóstolo Pedro diante dos anciãos, das autoridades e do sumo sacerdote acerca de um homem que fora curado sendo este aleijado desde seu nascimento. Quando indagado juntamente com João com que poder ou em nome de quem operaram aquele milagre (v.5), Pedro assim respondeu: "Saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Nova Versão Internacional).   

A fé cristã é exclusivista. Isto é, em hipótese alguma admite que o homem poderá ser salvo de seus pecados e ter comunhão com Deus, à parte de Jesus Cristo. Não se admite algo agregado a isso. Não se concebem caminhos alternativos. Atalhos são absolutamente desconsiderados quando o assunto é a salvação do ser humano. A salvação está centrada em uma Pessoa. Jesus Cristo é o Salvador. Seu próprio Nome JESUS  que é a forma grega do nome hebraico Josué, significa "o Senhor salva" ou "o Senhor é a salvação".

Dito isto, fico a pensar em quantos cristãos acreditam piamente em coisas agregadas ao fato de que Jesus Cristo é o nosso Único e exclusivo Salvador. Falo dos crentes que acham que ALÉM de Jesus DEVERÃO TAMBÉM guardar ciosamente as ordenanças peculiares de sua igreja ou denominação, julgando com isso estarem obedecendo melhor a Deus, ou pior ainda, GARANTINDO SUA SALVAÇÃO PELA GUARDA DE MANDAMENTOS DENOMINACIONAIS OU MANDAMENTOS HUMANOS.

São muitos no Brasil evangélico de hoje que fazem isso. O crente é membro de uma igreja X onde, apesar de se pregar a Cristo como Salvador único, contraditoriamente lhes é ensinado que deverá guardar determinadas coisas para "agradar realmente a Deus" ou, ensinam de forma direta que obedecendo ao que o pastor ou líder diz, estará assim o crente garantindo realmente sua salvação.

Isto é heresia. Anote: O DISCÍPULO DE CRISTO NÃO TEM OBRIGAÇÃO ALGUMA DE SEGUIR MANDAMENTOS DE HOMENS (Is 29.13; Mt 15.1-9; Mc 7.6-13). Jesus questiona os fariseus porque de forma extremamente zelosa guardavam a "tradição dos anciãos" e ao mesmo tempo anulavam os mandamentos de Deus por causa da obediência à tradição. É exatamente isso que acontece em muitas igrejas hoje. Aos crentes é ensinada a guarda de inúmeras regras que base nenhuma possuem na Palavra de Deus e ao fazer isto, inconscientemente o cristão pensa estar em conformidade com o que Deus revelou na Bíblia. Mas estas regras humanas se constituem em prisões porque a liberdade do filho de Deus é violada porque sua consciência ao invés de ficar atrelada ao que diz o TEXTO BÍBLICO fica demasiadamente apegada aos ensinos humanos.

O apóstolo Paulo ensinou em Colossenses 2.20-23 que o cristão morreu com Cristo para os rudimentos do mundo, isto é, os princípios elementares deste mundo, ou ainda, o crente ao morrer com Cristo, FOI LIBERTO DE SEGUIR AS IDEIAS DO MUNDO SOBRE A MANEIRA DE SER SALVO - ou seja, fazendo o bem ou obedecendo a diversos preceitos humanos. Esta passagem ensina que o crente não deve se sujeitar a ordenanças humanas. Que descentralizam a Cristo e colocam práticas e ideias outras como devendo ser observadas se o crente quiser chegar ao céu. E Paulo diz categoricamente que essas regras humanas até possuem alguma aparência de sabedoria, ou seja, de serem uma coisa boa. Na verdade, essas regras levam o cristão a uma prática de fé hipócrita, a uma falsa humildade e uma disciplina para o corpo, porém, elas não tem valor algum para frear os maus desejos e pensamentos do crente em Jesus. E também não garantem a salvação de ninguém, posto que nada mais são do que isto: PRECEITOS E ENSINAMENTOS DOS HOMENS!

CRISTO e somente Ele, é o SALVADOR, Ele é a nossa SALVAÇÃO. Foi Ele quem morreu pelos nossos pecados. Foi através Dele, de Sua morte na cruz que alcançamos a reconciliação com Deus (Rm 5.10,11) e fomos justificados (Rm 5.1). E assim, estaremos submissos a Ele no tocante a tudo que se refere à esta nossa nova vida que desfrutamos. Ele é o nosso Senhor. A obediência é devida a Ele. Como então não devo parar para pensar se estou somente obedecendo a Ele, mediante o que está registrado nas Escrituras, ou se em verdade sou somente um religioso cristão que obedeço a um sistema de igreja que castra minha liberdade que tenho em Cristo e me diz que para ser salvo tenho que me submeter aos ensinamentos da denominação a qual pertenço?

Um crente, seja qual denominação pertença, pode sinceramente permanecer em sua igreja mas precisa ter uma postura de sabedoria. Ou seja, SUA MENTALIDADE TÊM DE ESTAR ATRELADA SOMENTE À PALAVRA DE DEUS. Para isso, ele, o crente, precisa ler muito sua Bíblia. Precisa orar com base no que está escrito na Bíblia. Se ele fizer assim com diligência, terá a capacidade de discernir a vontade de Deus e entender que NEM TUDO O QUE SUA DENOMINAÇÃO APREGOA ESTÁ EM CONFORMIDADE COM O QUE A BÍBLIA DIZ. E nem precisa dizer que a Bíblia de fato é a nossa única regra de fé e de prática.

E é lamentável constatar o grande número de cristãos (não só em nosso país) que acham que pertencer, ser membro de sua particular igreja ou denominação, para eles é sinônimo de estar salvo. ISTO É HERESIA. A Bíblia deixa bem clara a posição singular de Jesus Cristo conforme o texto de Atos 4.12 e também leiamos o que o próprio Jesus disse em João 14.6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim." E também em 5.24 do mesmo Evangelho: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." Paulo disse também: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1Tm 2.5). 

Diante disso, do fato da singularidade de Jesus Cristo, é igualmente condenável qualquer outra concepção de fé que, além de Cristo Jesus, admita que outro possa compartilhar com Ele os méritos para nossa salvação. Buda, Maomé, Allan Kardec, Krishna, os orixás da Umbanda, os santos da igreja católica romana, enfim, quaisquer outros "deuses", "santos" ou fundadores de religiões, ou ainda, doutrinas quaisquer que sejam, nada mais são do que falsidades humanas, tentativas vãs de alcançar a salvação por méritos próprios ou atribuindo a si algum poder. Todos igualmente falsos, diabólicos e condenáveis. O ecumenismo religioso tenta juntar tudo em só pacote apregoando a falsa ideia de que todos os caminhos ou todas as religiões levam a Deus igualmente ou creem no universalismo, a doutrina que diz que, ao final. Deus é tão bom que a todos salvará sem fazer distinções.   

Por isso ratificamos conforme o título deste post: CRISTO - e nada ou ninguém mais - é o Único  SENHOR e SALVADOR !!!  A exclusividade da salvação por meio da fé em Cristo é o cerne do Evangelho. O verdadeiro Evangelho contém a mensagem do Único e Verdadeiro Salvador. O apóstolo Paulo resumiu de forma magistral a mensagem salvífica: "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Co 15.3,4). 

Sendo assim, conservemos o testemunho das Escrituras. Conservemos as palavras verdadeiras da Bíblia Sagrada. Desprezemos doutrinas humanas sem valor. Como você, crente em Jesus, pode verificar de si mesmo se estás realmente obedecendo ao que está revelado nas Escrituras ou obedeces a mandamentos humanos que dão a entender que, se não guardá-los, não estarás salvo? Veja que Jesus em tudo procurou agradar ao Pai (Jo 8.29) e fazer o que Ele Lhe mandava. Sendo assim, o Senhor Jesus nos ensinou que conheceríamos a vontade de Deus se desejássemos de fato fazer a vontade Dele. E o crente saberia se a doutrina, a palavra, o ensino, era realmente proveniente de Deus (Jo 7.16,17). Note que no verso 18, Jesus disse algo contundente para todos aqueles que falavam ou ensinavam de si mesmos, ou seja, não estavam ensinando a verdadeira Palavra de Deus: "Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça."  E assim era o procedimento do próprio Filho de Deus, Jesus, que procurou, como Enviado de Deus Pai, fazer unicamente a vontade dAquele que lhe enviara.

Você tem, meu amado irmão ou irmã em Cristo, o Espírito Santo  habitando em seu interior (1Jo 2.20,27). Essa unção, o próprio Espírito Santo, realmente te ensina sobre todas as coisas. No verso 26, o apóstolo João diz que escrevia estas coisas acerca dos que eram enganadores, ou seja, é possível estarmos em uma igreja e estarmos sinceramente enganados acerca da fé cristã que praticamos. Urge que, mediante o que está escrito na Bíblia e com a preciosa ajuda do Espírito de Deus, tenhamos o devido discernimento.

Em tempo: Sua Bíblia deve ser constantemente lida e estudada. Somente assim confirmará o Santo Espírito que em ti habita, todas as verdades das doutrinas verdadeiramente bíblicas e, principalmente, na verdade única de que Jesus Cristo é o nosso Único e suficiente Salvador, ou seja, nada mais deveremos acrescentar a isto.

Cabem aqui estas palavras do apóstolo Pedro: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém" (2Pe 3.18).

A todos, quer sejam discípulos de Cristo ou não: Pensem em tudo isso. Deus vos abençoe!  


2 comentários:

  1. Meu amigo Cicero o seu excelente texto mostra duas coisas importantes para mim que boa parte dos ditos cristãos não conseguem entender:

    1º Não há como pregar o evangelho verdadeiro como você pregou sem fazer apologética como você fez, ou seja, não há como falar a verdade sem confrontar as contradições/mentiras relacionadas.

    2º É nítido que existem muitas denominações ditas cristãs que estão longe do evangelho verdadeiro - e que o crente bíblico deveria se afastar da sua agenda e práxis sem contudo deixar de orientar os neófitos/incautos dos perigos que correm nessas.

    Abraços e um ótimo ano novo
    Orlando
    souteologico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Orlando, obrigado por seu comentário, fico feliz em ter podido contribuir para que você pudesse alcançar um maior entendimento da fé cristã mediante este singelo texto de minha autoria. Desejo para ti e extensivo à sua família meus votos de um excelente 2013 em Cristo Jesus, grande abraço!

    ResponderExcluir