domingo, 12 de fevereiro de 2012

A morte de Whitney Houston e o cuidado com a nossa vida diante de Deus

"E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação" Hebreus 9.27,28

Ontem à noite, em uma banheira de um quarto de hotel em Beverly Hills, Los Angeles, foi encontrada morta Whitney Elizabeth Houston, nascida em 1963 em Newark e que se notabilizou por ter uma das vozes mais potentes e bonitas do rhtyhm and blues, pop e também gospel nos Estados Unidos. Segundo o Guinness World Records, ela foi a artista mais premiada de todos os tempos e sua lista soma o total de 415 prêmios conquistados até o ano de 2010. Vendeu mais de 200 milhões de discos em todo o mundo. 

Toda essa afluência, esplendor, brilho, sucesso e dinheiro, muito dinheiro, não foram suficientes para impedir que Whitney Houston tivesse uma vida que, descontados o glamour, o show-business e a fama, a levassem para a beira do precipício escorregadio das drogas e do álcool, no qual já estava chafurdando há alguns anos até que finalmente caísse nele ontem.  

Não se pode deixar de perguntar em casos dessa natureza, principalmente no meio artístico, pródigo em tragédias como essa: Como alguém, podendo viver muito bem em virtude de seu inegável talento, se entrega às substâncias químicas no afã de obter ainda mais prazer e felicidade? Isso denuncia o que a Bíblia fala acerca do ser humano e de sua inerente pecaminosidade (Rm 3.23). 

Mesmo que viva em meio à suntuosidade, tendo tudo o que deseja, sem as necessidades dos meros mortais, pessoas como Whitney Houston enveredam pelo labirinto das drogas e dificilmente encontram a saída. Em 2002, ela confessou publicamente que era viciada em cocaína e maconha e outros tipos de drogas. Em 2006, após 14 anos de matrimônio, se divorcia e afunda ainda mais no vício. Paralelamente, sua carreira já não tem o brilho de outrora, suas canções já não estão nas paradas de sucesso como dantes e a vendagem de seus discos decai, apesar dos esforços de seus produtores musicais e dos prêmios e homenagens que ela ainda recebe.

Ela começou a cantar aos 11 anos no coral de uma igreja batista. Que bom seria se permanecesse na simplicidade que há em Cristo (2Co 11.3). Como seria bom se procurasse o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33). Poderia até não ter o sucesso do mundo, o reconhecimento de seu maravilhoso talento (talento este que, sem dúvida, é dádiva de Deus), mas teria a aprovação do Senhor, visto que estaria buscando a verdadeira glória e a verdadeira honra que vem somente do Pai (Jo 5.44; 8.50).

O ser humano deve lembrar de que possui somente uma vida a ser vivida. O texto de Hebreus que inicia esta reflexão, diz que após essa vida vem a morte e o juízo. O autor compara esse fato com o próprio Senhor Jesus Cristo, em sua primeira vinda para expiar os nossos pecados e sua segunda vinda para todos aqueles que nEle creram e o esperam. Também, lemos e refletimos as palavras de Eclesiastes: "Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma do que se faz debaixo do sol" (9.3-5).

Meditemos nessas verdades: A todos sucede o mesmo nessa vida (o bem e o mal); o coração do ser humano é realmente pervertido (como Jesus mesmo afirma em Mt 15.19,20 e Mc 7.21-23), e está cheio de desvarios, ou seja, loucuras e insensatez. Depois invariavelmente morrem. Mas mesmo assim, enquanto está vivo neste mundo, há esperança para o ser humano e isto em Cristo Jesus! Salomão, autor de Eclesiastes ainda diz que todos os que estão vivos sabem que um dia morrerão. Entretanto, nada sabem os que já morreram. Seus corpos jazem na sepultura e suas almas nada sabem acerca do que acontece nesta vida. Assim como nós, que estamos vivos, não sabemos o que se passa com suas almas no além.

Por isso, todo homem deve preocupar-se em reconciliar-se com Deus. Deve reconsiderar seus caminhos, que são efetivamente maus (Gn 6.5; Ec 9.3), deve compreender sua inerente mortalidade e finitude (1Pe 1.24; Tg 4.14) e de que depende de Deus para sua vida. Deve reconhecer de que é um pecador, de que está morto para Deus (Ef 2.1) e aceitar o que Ele fez no Calvário por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo (1Co 15.3,4). 

Isso deve ser feito em vida. Depois, não haverá segunda oportunidade. Não há verdade em doutrinas como o purgatório ou a reencarnação. Não há verdade também naqueles que afirmam, "ah, morreu, acabou tudo" na verdade, o homem é imortal e sua alma, após a morte do corpo, ou está no céu para sempre na Presença de Deus, ou está num lugar de prisão, aguardando o dia do Juízo quando receberá o veredito e então será banido para sempre no lago de fogo, o verdadeiro inferno (Ap 20.11-15).

Guardarei comigo a imagem da linda mulher que era Whitney Houston bem como de sua inigualável voz e suas belas canções. Mas também lembrarei juntamente de como era feio seu coração, sua alma, deformada pelo pecado, o qual, no decorrer de poucos anos, tornou envelhecido seu corpo e ofuscou sua radiante beleza. Lembrarei também de como desperdiçou sua vida e seu talento. Ganhou fama, admiração e dinheiro sim, mas de que lhe valeu isso tudo? É como disse sabiamente o Senhor Jesus: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa de sua alma?" (Mt 16.26). 

Ela ganhou tudo com o talento que Deus lhe dera, mas perdeu sua alma, perdeu sua vida. Não viveu com sabedoria. Não voltou-se para o Senhor enquanto ainda podia encontrá-Lo (Is 55.6,7)) ou seja, ainda em vida. Agora sua alma imortal está aguardando o dia do Juízo......nada mais há que se possa fazer. Sua oportunidade  passou.

Pense nisso!


     




8 comentários:

  1. Querido Cicero,

    No final de seu artigo voce afirma que Whitney Huston perdeu a sua alma. Como voce ou qualquer outro pode saber disso?
    Certeza ou perda de Salvacao eh algo entre o individuo e Deus. Pelos frutos os conhecereis, mas nao o julgareis... Ela comparecera diante do julgamento de Deus, e ali perante Deus, nao homens, o destino de sua alma sera decidido. Eu espero encontra-la nos ceus, cantando louvores ao Deus no qual ela acreditou em vida, apesar de sua vida tumultuada...

    ResponderExcluir
  2. Bem, para começar, não sou Deus para julgar o destino eterno de quem quer que seja. Se ela teve um encontro com Jesus ANTES de sua morte, tanto melhor, vamos sim encontrá-la no céu. Porém, se ela não se ARREPENDEU DE SEUS PECADOS e viveu como viveu (o que está bem patente a todos) de fato ela perdeu sua alma. É exatamente o que diz a Bíblia. E nisso não há julgamento algum meu caro, somente a verdade do que Jesus Cristo mesmo ensinou e que o restante da Palavra de Deus endossa. Como você ou qualquer outro pode julgar o que a Bíblia diz tão claramente? Um abraço!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. Concordo, caro amigo Cícero. O melhor seria ter acontecido o arrependimento genuíno. Mas muitos estão errando em achar que podemos viver uma vida longe de Deus e depois simplesmente arrepender. Temos que ter um coração totalmente sincero diante de Deus e arrepender em espírito e em verdade. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, sem ARREPENDIMENTO e CONVERSÃO (ainda em vida) não há SALVAÇÃO. Que Deus te abençoe meu caro Rodirlei.

    ResponderExcluir
  5. O problema, querido Cicero,é que você é categórico no final do seu artigo:
    "Ela ganhou tudo com o talento que Deus lhe dera, mas perdeu sua alma, perdeu sua vida". No artigo, você NÃO disse, como disse no comentário acima,"SE ela não se ARREPENDEU DE SEUS PECADOS". Veja que as maiúsculas no primeiro "SE" são minhas. Se você tivesse dito desta maneira no seu artigo, eu teria ficado quieto, pois estaria correto segundo a Biblia. Mas voce não incluiu, no seu artigo o "SE"; você foi categórico e isso não creio que possamos fazer, segundo a Biblia. Como saber que ela nao se arrependeu de seus pecados? Eu nao estava la nos momentos finais da vida dela, você nao estava la; entao, nem eu, nem voce, nem outra pessoa que não estivesse lá, poderia dizer, SOMENTE, DEUS! Concorda?

    ResponderExcluir
  6. Também concordo, que a sentença final para qualquer pecador é somente Deus que pode dar. De boa!!! Fica na paz. O ladrão na cruz é prova disso.

    ResponderExcluir
  7. Até concordo meu caro Invictus de que fui taxativo na minha frase. Todavia a minha ênfase está no fato de que viver sem Deus, viver sem Cristo leva ao desfecho triste de ir para a perdição eterna. Concordo com vc sim, nem eu nem vc estávamos lá....mesmo assim fica o alerta. Só gostaria de fazer uma ressalva: você observou e destacou a parte final de meu texto mas não li em momento algum de sua parte o destaque às verdades bíblicas que procurei colocar. Acho que seria mais equilibrado vc olhar o todo e não somente uma pequena parte. Será que o conjunto da obra não é importante, não possui instrução ao leitor?

    ResponderExcluir
  8. Olá Natali Brust, achei bem interessante seu comentário mais o ladrão teve o privilégio de estar ao lado do filho do altíssimo e se a pessoa esta sozinha ?

    ResponderExcluir